A nova edição da Electra é apresentada na sétima edição da Drawing Room, feira especializada na valorização do desenho contemporâneo, que se realiza na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
A Electra é media partner da Representação Oficial Portuguesa na 60. ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que tem como tema "Estrangeiros em Todos os Lugares".
A Electra está presente na edição inaugural da Lisbon Art Book Fair, que se realiza no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Setembro.
O sociólogo italiano Vania Baldi, autor do ensaio Entre inconsciência artificial e Machina sapiens, publicado na edição 25 da Electra, foi entrevistado pelo jornal Público.
A Electra está presente na Feira do Livro do Porto (23 de Agosto a 8 de Setembro) e na Festa do Livro no Palácio de Belém (5 a 8 de Setembro).
Daniel Blaufuks, autor do Livro de Horas da Electra 9, apresenta a exposição Os dias estão numerados no Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa.
A revista Electra regressa ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, para marcar presença na Feira do Livro, que decorre de 29 de Maio a 16 de Junho de 2024.
A Electra está presente na Feira de Arte Contemporânea ARCOlisboa 2024, que se realiza entre que se realiza entre 23 e 26 de Maio, na Cordoaria Nacional.
Em torno do tema central da edição 23 da revista Electra, “A atenção”, a Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS) organiza, no seu auditório, uma conversa que irá decorrer na próxima quinta-feira, 4 de Abril, às 18h.
O escritor marroquino Abdellah Taïa, entrevistado na Electra 8, apresenta o seu livro Aquele que é digno de ser amado, no Instituto Francês de Portugal.
A socióloga Gisèle Sapiro, que assina um ensaio no Assunto “A vida ou a obra?”, da Electra 22, é mencionada em vários órgãos de comunicação social franceses e internacionais, como o jornal El País, a propósito da relação entre a vida e a obra dos autores e criadores.
A Electra foi tema no programa Nada será como Dante, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), e no site Comunidade Cultura e Arte.
A nova edição da Electra é apresentada no dia 3 de Novembro de 2023, às 21h30, nos claustros do Espaço Vita, em Braga, no âmbito do Festival Literário Utopia.
A física, filósofa e activista ambiental Vandana Shiva, entrevistada pela Electra na sua edição 9, participa na conferência “Transição Alimentar e Ambiental: tempo de ouvir a natureza".
O maior prémio da literatura em língua portuguesa foi atribuído este ano ao ensaísta, tradutor e crítico literário João Barrento, colaborador da revista Electra.
A Electra é parceira e comissaria, através do seu editor António Guerreiro, a Noite das Ideias, uma iniciativa do Institut Français du Portugal que este ano explora a palavra “Mais”, uma palavra utilizada quotidianamente, mas que abre para campos de pensamento contemporâneos.
A Electra está presente na Feira do Livro do Porto (25 de Agosto a 10 de Setembro) e na Festa do Livro no Palácio de Belém (31 de Agosto a 3 de Setembro).
A Electra irá estar presente na Feira do Livro de Lisboa (25 de Maio a 11 de Junho), na Feira de Arte Contemporânea ARCOlisboa (25 a 28 de Maio) e na Feira do Livro de Madrid (26 de Maio a 11 de Junho).
A revista Electra está no stand da representação portuguesa na Feira do Livro de Leipzig, que tem lugar nesta cidade alemã, entre 27 e 30 de abril de 2023.
A propósito do tema central da última edição da revista Electra, “O estado da democracia”, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova organiza um debate, que irá decorrer na próxima quinta-feira, 30 de Março, às 18h.
Alex Katz, autor do Portfolio da Electra 17, apresenta a exposição Gathering no Museu Guggenheim, em Nova Iorque.
O maior prémio da literatura em língua portuguesa foi atribuído este ano ao romancista, crítico e ensaísta brasileiro Silviano Santiago que tem colaborado com a Revista Electra.
A nova edição da Electra é apresentada, no próximo dia 27 de Outubro, às 18h, na feira Drawing Room, que se realiza na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
O fotógrafo norte-americano John Divola apresenta na Louise Alexander Gallery/AF Projects, em Los Angeles, a exposição Blue with Exceptions, patente até ao dia 14 de Novembro de 2022.
Alex Katz em destaque na T Magazine, do New York Times, com imagens de Alec Soth.
A Electra está presente na Feira do Livro de Lisboa, que se realiza de 25 de Agosto a 11 de Setembro, no Parque Eduardo VII.
A revista Electra está presente na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que se realiza no Expo Center Norte, entre os dias 2 e 10 de Julho, esperando receber cerca de 500 mil visitantes. Ao todo, são mais de 1300 horas de programação cultural com 300 autores, 185 expositores, num espaço com mais de 65 mil m².
A revista Electra está presente na 81ª edição da Feira do Livro de Madrid, que se realiza no Parque do Retiro, entre 27 de Maio e 12 de Junho.
Gregory Sholette e Nick Srnicek, autores que colaboraram em edições anteriores da Electra, estarão em Lisboa para a apresentação de conferências.
A revista Electra está presente na Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOlisboa 2022, que se realiza no edifício da Cordoaria Nacional, entre 19 e 22 de Maio.
O escritor, tradutor, crítico e investigador Richard Zenith foi finalista do prémio Pulitzer, na categoria de Biografia, com Pessoa. Uma Biografia.
A revista Electra é media partner da Representação Oficial Portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2022.
A revista Electra está presente na Feira Internacional de Gravura e Arte sobre Papel (FIG Bilbao), que se realiza em Bilbao, no Palácio Euskalduna, entre 25 e 28 de Novembro.
Situação actual da arte contemporânea: profusão e desorientação é o título da conferência que o filósofo e crítico de arte Yves Michaud apresenta na Central Tejo – Fundação EDP, no dia 27 de Novembro, às 16h.
Heimo Zobernig tem patente uma nova exposição individual no Mumok, em Viena, a partir do dia 19 de junho.
A exposição A Black Hole is Everything a Star Longs to Be poderá ser visitada no Kunstmuseum Basel, a partir do dia 5 de junho e até 26 de setembro de 2021.
Atribuída no dia em que Lourdes Castro festejou 90 anos, a 20 de Dezembro de 2020, a Medalha de Mérito Cultural foi entregue recentemente à artista, na sua residência da ilha da Madeira, pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Letters to Camondo, o último livro do artista, ceramista e escritor Edmund De Waal foi lançado em Abril, no Reino Unido. De Waal, autor do portfolio do número 6 da Electra, regressa nesta obra, dez anos depois da publicação do bestseller A lebre dos olhos de âmbar, à Paris do final do século XIX.
A Electra venceu o Prémio de Melhor Design Editorial e Projeto Gráfico de Revista, no âmbito dos Prémios Design Meios&Publicidade 2019, que anualmente distinguem os melhores trabalhos de design desenvolvidos no mercado nacional.
A revista Electra está no Instagram, em @electra.magazine, com um perfil pensado e desenhado à luz dos critérios editoriais e estéticos da edição impressa.
A revista Electra, lançada em Portugal em março de 2018, está, desde o início do mês de setembro de 2019, a ser distribuída no Brasil, marcando presença em mais de 100 pontos de venda em várias localidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte.
Qual a relação entre o museu convencional e a apresentação convencional da arte no museu e a Internet, no seio da qual a arte é produzida e distribuída? Este foi o tema central da conferência "A Arte na época da Internet", apresentada por Boris Groys, na Central Tejo, no dia 17 de março de 2018.
Com lançamento marcado para março de 2018, a Electra é uma revista internacional, publicada pela Fundação EDP, que privilegia a crítica e a reflexão cultural, social e política da actualidade.