Daniel Blaufuks, autor do Livro de Horas da Electra 9, apresenta a exposição Os dias estão numerados no Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa.
As 450 obras expostas no MAAT pertencem a um diário visual e textual que Blaufuks tem vindo a criar desde 2018. Em folhas A4 de papel, o artista regista os dias que vão passando, apresentando fragmentos da sua vida, polaroides, colagens, comentários, recortes e citações, revelando temas recorrentes no seu trabalho, como a memória e o tempo, tanto pessoais quanto históricos, e a sua representação.
Com curadoria de João Pinharanda, a exposição reúne obras que correspondem a todo o ano de 2023, uma selecção de dias entre 2018 e 2022 e, ainda, os primeiros meses de 2024. Em 2020, Daniel Blaufuks publicou na secção Livro de Horas da Electra 9, uma parte inédita deste “diário”, feita a partir do confinamento a que fomos sujeitos pela pandemia da covid-19, e que corresponde ao período de 24 de Abril a 4 de Maio desse mesmo ano.
A exposição pode ser visitada até ao dia 7 de Outubro de 2024.
Por ocasião da exposição, são publicados os livros Os Dias Estão Numerados, pela editora Tinta-da-China, e The Days Are Numbered, pela JBE/JKG Books.
A nova edição da Electra é apresentada na sétima edição da Drawing Room, feira especializada na valorização do desenho contemporâneo, que se realiza na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
A Electra é media partner da Representação Oficial Portuguesa na 60. ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que tem como tema "Estrangeiros em Todos os Lugares".
A Electra está presente na edição inaugural da Lisbon Art Book Fair, que se realiza no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Setembro.
O sociólogo italiano Vania Baldi, autor do ensaio Entre inconsciência artificial e Machina sapiens, publicado na edição 25 da Electra, foi entrevistado pelo jornal Público.