![electra 22 1](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7364.jpg?itok=JD5FV1PY)
![22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7398.jpg?itok=g8lv17jh)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7399.jpg?itok=5pbifwpO)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7400.jpg?itok=JCiQPsDK)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7401.jpg?itok=HYSUaJb3)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7402.jpg?itok=AszlyzZ0)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7403.jpg?itok=6lsSlISI)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7404.jpg?itok=zEHf-gli)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7405.jpg?itok=n_18SOgh)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7406.jpg?itok=j3G3NwNc)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7407.jpg?itok=pDPac3cr)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7409.jpg?itok=ZGJX-MgR)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7410.jpg?itok=66Qv-KdH)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7411.jpg?itok=dQDu5pXa)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7412.jpg?itok=w5lwZgMK)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7413.jpg?itok=hagZUuO0)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7414.jpg?itok=Tw5FSIt4)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7415.jpg?itok=6fAOqhAL)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7416.jpg?itok=5jCmz8OD)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7417.jpg?itok=sy5_fRp2)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7418.jpg?itok=wMcQUTPS)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7420.jpg?itok=foAP7sdm)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7421.jpg?itok=856VjOUF)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7422.jpg?itok=fVYcuYy-)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7423.jpg?itok=zKFjN-1w)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7424.jpg?itok=rWvN30kw)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7425.jpg?itok=esEz6Sr5)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7426.jpg?itok=EuHEsrTg)
![electra 22](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2023-11/%C2%A9%20Frame%20-%20Electra%2022-7365.jpg?itok=d0e-wLiX)
A relação entre a vida e a obra dos autores, dos artistas e das figuras públicas foi sempre um tema de grande controvérsia. No nosso tempo, essa relação ganhou uma importância renovada e acutilante e é dela que trata o assunto central da Electra 22. O público e o privado, o autor e a obra, a moral da obra e a moral do autor, a pessoa e a sua missão pública, a matéria biográfica e o espaço mediático ou a vida como obra de arte são questões que atravessam esta secção da revista, cujo tema, pela sua natureza e alcance, pela sua genealogia e história, é um dos mais infinitos e indefiníveis já abordados na Electra. Neste dossier intitulado “A vida ou a obra?” são publicados artigos de Giséle Sapiro, Sinziana Ravini, Christian Delporte, Éric Marty, Raúl Rodríguez-Ferrándiz e Maria Antónia Oliveira.
Wolfgang Tillmans, um dos artistas mais importantes no panorama global da arte contemporânea, é o autor do portfólio desta edição que é constituído por uma série de fotografias inéditas feitas nos últimos anos. O ensaio que acompanha este trabalho é assinado por Afonso Dias Ramos e explora e situa estas imagens no contexto de uma reconhecida obra e de um percurso com mais de quatro décadas.
Na secção “Primeira Pessoa” são publicadas duas entrevistas: ao arquitecto Eduardo Souto Moura (Prémio Pritzker 2011) que, em conversa com Pedro Levi Bismarck, faz uma reflexão sobre o estado da profissão, a responsabilidade social do arquitecto e as condições e contingências para fazer arquitectura, ao mesmo tempo que percorre a sua obra, pelos seus tempos e lugares decisivos; e ao crítico e historiador norte-americano Hal Foster, um dos autores mais influentes e prolíficos sobre arte moderna e contemporânea, design, arquitectura e pós-modernismo.
Nesta Electra 22, Colm Tóibín, consagrado escritor, crítico literário e jornalista irlandês, revisita a vasta obra de Henry James, o grande escritor dos anos em que o século XIX passa para o século XX, refinado estilista e profundo conhecedor da psicologia humana. A partir da importância das casas na vida e na obra do autor de Retrato de Uma Senhora, Tóibin dá-nos uma imagem, cheia de verdade e vigor, deste génio atormentado.
Ainda nesta edição a arquitecta iraniana Sepideh Karemi fala-nos da cidade que escolheu para viver e trabalhar, Edimburgo; a escritora e curadora brasileira Veronica Stigger revela a história da artista Yvonne Daumerie e da sua passagem pela Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922; a jornalista Raphaëlle Bacqué traça um retrato fascinante do estilista Karl Lagerfeld; Carlos Vidal faz uma análise da encenação de O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, dirigida por Valentin Schwarz; Taro Igarashi, historiador e crítico de arquitectura examina o impacto do Grande Terramoto de Fukushima para a arquitectura e para a arte; e António Guerreiro, na secção Dicionário das Ideias Feitas, escreve sobre a palavra “Escrutinar”.