Electra na Bienal de Veneza 2024

A Electra é media partner da Representação Oficial Portuguesa na 60. ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que tem como tema "Estrangeiros em Todos os Lugares".

Raul Betti

© Raul Betti

O projeto “Greenhouse”, seleccionado para representar Portugal na Bienal, foi desenvolvido pelo colectivo constituído pela artista visual Mónica de Miranda, a historiadora Sónia Vaz Borges e a coreógrafa Vânia Gala, e é apresentado no Palazzo Franchetti, entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.

Este projecto teve destaque na secção “Furo” da Electra 24 (publicada em abril de 2024 e distribuída na inauguração da exposição), com um conjunto de textos e imagens das três artistas-curadoras (On crossing, On land, On Walking), que revelam os grandes temas e motivações do projecto, um jardim crioulo, a partir do qual são pensados os temas do colonialismo, da guerra, das lutas de libertação e da ecologia.

No âmbito da representação portuguesa na Bienal de Arte tem sido organizado um programa público de conversas e ações performativas. No passado mês de setembro, participaram neste programa, entre outros, a artista Ângela Ferreira, que representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza, em 2007, e autora do “Portfolio” da Electra 15, e a activista ambiental Vandana Shiva, com quem a Electra conversou em 2020, numa entrevista que pode ser lida na Electra 9.

A nova edição da Electra é apresentada na sétima edição da Drawing Room, feira especializada na valorização do desenho contemporâneo, que se realiza na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

A Electra é media partner da Representação Oficial Portuguesa na 60. ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que tem como tema "Estrangeiros em Todos os Lugares".

A Electra está presente na edição inaugural da Lisbon Art Book Fair, que se realiza no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Setembro.