![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4033.jpg?itok=tl25NhML)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4075.jpg?itok=UTSmjNf6)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4076.jpg?itok=kG0A2cc5)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4077.jpg?itok=06oS993f)
![dossier electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4078.jpg?itok=YYvLMolG)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4079.jpg?itok=VMEwpSDb)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4080.jpg?itok=5Nb4mZHY)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4081.jpg?itok=GjPi4gZU)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4082.jpg?itok=-vOTVgN5)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4083.jpg?itok=-eTTCRF-)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4084.jpg?itok=upFt2BOD)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4085.jpg?itok=unxl2uAR)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4086.jpg?itok=0zvw_2C6)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4090.jpg?itok=da7SOVOw)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4091.jpg?itok=PE37KP3I)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4093.jpg?itok=kvrXuy5n)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4095.jpg?itok=5VsRnb-K)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4097.jpg?itok=he8T_7KK)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4099.jpg?itok=YV5NH-a6)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4100.jpg?itok=agqWl86Z)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4106.jpg?itok=3Kn-GNev)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4107.jpg?itok=I3QwHvN9)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4108.jpg?itok=cLXQEVX1)
![electr a14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4109.jpg?itok=hQ-efTNp)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4110.jpg?itok=abp1EEIe)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4111.jpg?itok=H7UHglwv)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4112.jpg?itok=VY5bQIPI)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4113.jpg?itok=CKfiNn0D)
![electra 14](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2021-11/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2014-4035.jpg?itok=F6yZYKoR)
"As mudanças culturais e económicas transformaram a própria Arte, que passou a estar integrada nas actividades económicas, turísticas, culturais e mundanas às quais comunica o seu valor." escreve Yves Michaud em “Sobre Arte Contemporânea”, o dossier da Electra 14. Partindo de uma perspectiva que é a da crítica e a da sociologia e economia da arte, este dossier contempla as questões estéticas e as formas artísticas, mas também o funcionamento desse sistema e as suas determinações. Estes vários e polémicos aspectos da arte contemporânea são abordados, no Editorial, por José Manuel dos Santos e António Soares, e, na secção Assunto, por Camille de Toledo, Yves Michaud, António Guerreiro, Paul Werner, Jovan Mrvaljevic e Gregory Sholette.
O filósofo francês Didier Eribon é o entrevistado desta edição de Electra e fala-nos do seu livro autobiográfico Regresso a Reims, mas também de temas como o determinismo social, estudo dos géneros, o estado da política; e de figuras como Michel Foucault, Georges Dumézil, Hervé Guibert, Claude Lévi-Strauss, Annie Ernaux.
A fotógrafa neerlandesa Viviane Sassen preparou para o Portfolio deste número um conjunto de imagens recentes e inéditas, que mostram simultaneamente o que, ao longo da sua carreira, a singularizou como artista e a actual fase da sua criação visual. Este trabalho é acompanhado por um ensaio da curadora e escritora Josseline Black.
Na Electra 14 o ensaísta e curador Juan Manuel Bonet, antigo director do Museu Reina Sofia, analisa os escritos sobre arte do poeta Octavio Paz, Prémio Nobel da Literatura; o filósofo italiano Dario Gentili, comenta uma frase de Robert Musil, retirada de O Homem sem Qualidades; no bicentenário do nascimento de Baudelaire, Ana Rocha, crítica de música e investigadora, evoca o poeta de As Flores do Mal na sua relação com a música de Wagner; Carla Baptista e Paulo Pena discutem o jornalismo político e a relação dos jornalistas com o antigo presidente norte-americano Donald Trump; e o escritor Rui Manuel Amaral descreve a cidade do Porto, a real e a imaginária.
Ainda nesta edição, o arquitecto e editor espanhol Moisés Puente analisa uma nova forma de entender a arquitectura construída a partir das imagens e da fotografia de arquitectura; a historiadora de arte Gillian Sneed escreve sobre a obra do artista português Gaëtan a partir das metodologias críticas da teoria queer; a curadora Julia Albani faz-nos um relato da 17.ª edição da Bienal de Arquitectura de Veneza; o ensaísta João Oliveira Duarte fala-nos de Todos os poemas de Hölderlin e o diplomata Bernardo Futscher Pereira da palavra “bazuca”.