![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2815.jpg?itok=3lTU5T9j)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2818.jpg?itok=86i4Lbfn)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2819.jpg?itok=h5ywLX1N)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2820.jpg?itok=vct07ygF)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2821.jpg?itok=Lt1pU4mZ)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2822.jpg?itok=FwjJchZi)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2823.jpg?itok=5BGSbUuO)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2825.jpg?itok=npfjwJt7)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2828.jpg?itok=5o00CmN-)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2829.jpg?itok=wRIQY2Xw)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2831.jpg?itok=4k3NcQOQ)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2832.jpg?itok=DbWva9KD)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2833.jpg?itok=hUZbFiXb)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2834.jpg?itok=L06VRb_8)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2835.jpg?itok=M2SQnW3C)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2836.jpg?itok=skqc0eNM)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2837.jpg?itok=I72AIXnB)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2838.jpg?itok=_l8TQz5b)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2842.jpg?itok=ZA7kDe3R)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2844.jpg?itok=IXLa8K4C)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2846.jpg?itok=9kuxrMxM)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2848.jpg?itok=ZfUDThjf)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2849.jpg?itok=lX37-Ogx)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2850.jpg?itok=RYWpH2B0)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2853.jpg?itok=b-rejGcU)
![electra 17](/sites/fedpelectra/files/styles/magazine_carrousel/public/2022-07/%C2%A9%20Frame%20Fotografia%20-%20Electra%2017-2816.jpg?itok=kRexgQTs)
O Futebol tornou-se no nosso tempo um facto social total. Ele é hoje um sistema poderoso e complexo que está para lá dos estádios e das competições desportivas e invadiu o nosso quotidiano. Ele atrai o poder político e mobiliza de forma extrema e exacerbada o poder económico e mediático. É um mundo marcado por heróis e por cultos, um fenómeno que irradia em muitas direcções e a que dedicamos o dossier da Electra 17, com textos de Bernardo Futscher Pereira, João Sedas Nunes, José Florenzano, José Neves, Luiz Guilherme Burlamaqui, Marc Perelman, Marcos Cardão e António Guerreiro.
Também em destaque, neste número, estão a entrevista e o portfólio do consagrado pintor norte-americano Alex Katz. No ano em que completa 95 anos e são organizadas importantes retrospectivas da sua obra, no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, e no Museo Thyssen Bornemisza, em Madrid, Katz conversa com Juan Manuel Bonet, antigo director do Museu Reina Sofia, sobre a pintura e os pintores, a cor e a luz, a vida e os lugares dela.
Na secção “Primeira Pessoa” é entrevistado James Wood, considerado por muitos como o crítico literário mais aclamado, dominante e temido das últimas décadas. Em conversa com Afonso Dias Ramos, Wood reflecte sobre a sua vida e obra enquanto leitor, crítico, professor e escritor.
Nesta edição de Verão de 2022, o ano em que se comemora o centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini, Vinícius Nicastro Honesko, Bruno Moroncini e Carla Benedetti — autores de ensaios e estudos sobre o cineasta, o escritor, o ensaísta, o intelectual — evocam esta figura maior da Itália do século XX e sublinham a sua actualidade.
Youssef Rakha é escritor, jornalista, crítico literário, com uma obra reconhecida e premiada. Os fotógrafos e editores André Príncipe e José Pedro Cortes encontraram Rakha no Cairo, cidade onde nasceu e vive, e falaram de política, de religião, de arte, de viagens, da vida, num trabalho em que as palavras e as imagens se desafiam, publicado na secção “Planisfério”.
O título de uma famosa obra de Vermeer, dá nome à secção “Vista de Delft” da Electra. E é dessa obra, Vista de Delft, da cidade que nela se representa, Delft, e da cidade onde ela se pode ver, Haia, que nos fala José Manuel dos Santos nesta edição.
Para o “Livro de Horas” da Electra 17, Pedro Neves Marques, que representa Portugal na Bienal de Arte de Veneza deste ano, com o projeto Vampires in Space, constrói, a partir desta instalação narrativa, um diário, feito de evocações e meditações, abordando questões de identidade de género, sexualidade e reprodução queer.
Ainda nesta edição, o sociólogo italiano Paolo Perulli faz uma genealogia e a história dos «criativos»; Ana Rocha, a propósito do bicentenário de Gustave Flaubert, analisa um episódio fulcral do romance Madame Bovary; Golgona Anghel, poeta e professora, interpreta uma afirmação do escritor Emil Cioran; Afonso Dias Ramos escreve sobre um dos livros mais aguardados da última década The Dawn of Everything: A New History of Humanity, de David Graeber e David Wengrow; e Régis Salado comenta a palavra “Narrativa”.