Outono 2023
Edição 22
A vida ou a obra?
Gisèle Sapiro
Sinziana Ravini
Raúl R.-Ferrándiz
Christian Delporte
Éric Marty
Maria A. Oliveira
Wolfgang Tillmans
Souto de Moura
Hal Foster
Colm Tóibín
Henry James
Edimburgo
Sepideh Karami
Karl Lagerfeld
Raphaëlle Bacqué
Taro Igarashi
Sobre esta edição

A relação entre a vida e a obra dos autores, dos artistas e das figuras públicas foi sempre um tema de grande controvérsia. No nosso tempo, essa relação ganhou uma importância renovada e acutilante e é dela que trata o assunto central da Electra 22. O público e o privado, o autor e a obra, a moral da obra e a moral do autor, a pessoa e a sua missão pública, a matéria biográfica e o espaço mediático ou a vida como obra de arte são questões que atravessam esta secção da revista, cujo tema, pela sua natureza e alcance, pela sua genealogia e história, é um dos mais infinitos e indefiníveis já abordados na Electra. Neste dossier intitulado “A vida ou a obra?” são publicados artigos de Giséle Sapiro, Sinziana Ravini, Christian Delporte, Éric Marty, Raúl Rodríguez-Ferrándiz e Maria Antónia Oliveira.

Wolfgang Tillmans, um dos artistas mais importantes no panorama global da arte contemporânea, é o autor do portfólio desta edição que é constituído por uma série de fotografias inéditas feitas nos últimos anos. O ensaio que acompanha este trabalho é assinado por Afonso Dias Ramos e explora e situa estas imagens no contexto de uma reconhecida obra e de um percurso com mais de quatro décadas.

Na secção “Primeira Pessoa” são publicadas duas entrevistas: ao arquitecto Eduardo Souto Moura (Prémio Pritzker 2011) que, em conversa com Pedro Levi Bismarck, faz uma reflexão sobre o estado da profissão, a responsabilidade social do arquitecto e as condições e contingências para fazer arquitectura, ao mesmo tempo que percorre a sua obra, pelos seus tempos e lugares decisivos; e ao crítico e historiador norte-americano Hal Foster, um dos autores mais influentes e prolíficos sobre arte moderna e contemporânea, design, arquitectura e pós-modernismo.

Nesta Electra 22, Colm Tóibín, consagrado escritor, crítico literário e jornalista irlandês, revisita a vasta obra de Henry James, o grande escritor dos anos em que o século XIX passa para o século XX, refinado estilista e profundo conhecedor da psicologia humana. A partir da importância das casas na vida e na obra do autor de Retrato de Uma Senhora, Tóibin dá-nos uma imagem, cheia de verdade e vigor, deste génio atormentado.

Ainda nesta edição a arquitecta iraniana Sepideh Karemi fala-nos da cidade que escolheu para viver e trabalhar, Edimburgo; a escritora e curadora brasileira Veronica Stigger revela a história da artista Yvonne Daumerie e da sua passagem pela Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922; a jornalista Raphaëlle Bacqué traça um retrato fascinante do estilista Karl Lagerfeld; Carlos Vidal faz uma análise da encenação de O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, dirigida por Valentin Schwarz; Taro Igarashi, historiador e crítico de arquitectura examina o impacto do Grande Terramoto de Fukushima para a arquitectura e para a arte; e António Guerreiro, na secção Dicionário das Ideias Feitas, escreve sobre a palavra “Escrutinar”.

Vidas e obras, perdidas e achadas
Vidas e obras, perdidas e achadas
Retrato de Henry James
Retrato de Henry James
Wolfgang Tillmans: Corpos errantes, imagens itinerantes
Wolfgang Tillmans: Corpos errantes, imagens itinerantes
Hal Foster: A história do presente
Hal Foster: A história do presente
Molhada e seca, a cidade de Edimburgo
Molhada e seca, a cidade de Edimburgo
Karl Lagerfeld: «Tenho os pés bem assentes na terra. Mas não nesta terra.»
Karl Lagerfeld: «Tenho os pés bem assentes na terra. Mas não nesta terra.»
Eduardo Souto de Moura: «É preciso imaginar Sísifo feliz, senão o que fazemos?»
Eduardo Souto de Moura: «É preciso imaginar Sísifo feliz, senão o que fazemos?»
Yvonne Daumerie: «Sou futurista histórica.»
Yvonne Daumerie: «Sou futurista histórica.»
A vida ou a obra?
A vida ou a obra?
Coisas da vida e da obra
Coisas da vida e da obra
Moral do autor, moral da obra
Moral do autor, moral da obra
A arte de transformar a própria vida numa obra de arte
A arte de transformar a própria vida numa obra de arte
Políticas da privacidade e privacidade dos políticos: tudo ao mesmo tempo e em todo o lado
Políticas da privacidade e privacidade dos políticos: tudo ao mesmo tempo e em todo o lado
O «muro da vida privada» dos políticos: uma solidez ilusória
O «muro da vida privada» dos políticos: uma solidez ilusória
Roland Barthes: da morte do autor à sua visibilidade
Roland Barthes: da morte do autor à sua visibilidade
Não eu, mas o outro
Não eu, mas o outro
O Grande Terramoto do Leste do Japão na perspectiva dos arquitectos
O Grande Terramoto do Leste do Japão na perspectiva dos arquitectos
É possível desteologizar Wagner?
É possível desteologizar Wagner?