“Nesta Grande Época” é o dossier (“Assunto”) da primeira edição, que reúne uma série de textos que ajudam a pensar o nosso presente em termos políticos, sociais, culturais e ecológicos. Escrevem aqui o filósofo italiano Roberto Esposito, sobre biopolítica e pós-democracia, o filósofo francês Frédéric Neyrat, sobre ecologia política, Karl Marx e o Antropoceno, Pê Feijó, sobre as questões do género, e são entrevistados o antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro e a filósofa Déborah Danowski.
Lourdes Castro é a autora do primeiro Portfólio de Electra; um trabalho sobre um poema de Rainer Maria Rilke, feito em 1957 e que estava inédito. Na secção “Primeira Pessoa”, é entrevistado Boris Groys, professor, crítico de arte e teórico dos media, e na secção “Registo” Yves Michaud e Catherine Lawless escrevem sobre o Centro Georges Pompidou, o projecto cultural e a sua ideia de arte contemporânea, 40 anos depois da sua inauguração.
Nesta primeira edição, André Barata, filósofo e professor universitário, e George Zarkadakis, romancista, dramaturgo e cientista, apresentam argumentos contra e a favor do Rendimento Básico Incondicional; Maria Filomena Molder comenta uma frase de Jules Michelet; o filósofo Andrea Cavalletti guia-nos por Bolonha, cidade das arcadas e das torres, da mais antiga universidade europeia, e cidade natal de Pier Paolo Pasolini; João Oliveira Duarte apresenta-nos um perfil de António Franco Alexandre, figura principal da poesia portuguesa contemporânea; e Bernardo Ferro aborda o termo “realidade”.
Na secção “Obras Escolhidas”, Jorge Leandro Rosa apresenta o livro O Bem nas Coisas, de Emanuele Coccia; Jacques Lemière faz um olhar retrospectivo sobre a produção cinematográfica contemporânea em Portugal; e Alberto Velho Nogueira faz uma leitura crítica das lições de Alain Badiou sobre Richard Wagner.