Verão 2021
Edição 13
A comida
Fotógrafos Magnum Photos
Entrevista: Adam Phillips
Alberto García-Alix
Clarice Lispector
Madame Grès
Virginia Woolf
Mário de Carvalho
Copenhaga
Sobre esta edição

Numa época em que a Comida passou a ser moda universal, dedicamos o dossier da edição 13 da Electra a este culto e a esta cultura. Da história do restaurante à história da alimentação, da gastronomia espectáculo à consagração da figura do chef, das questões ecológicas às interrogações morais, da indústria agro-alimentar à sociedade de consumo - o tema é abordado, nos seus diferentes aspectos, por Patrick Rambourg, Alexandra Prado Coelho, Carlos Alberto Dória, Christopher Kissane, Lisa Abend, Carolyn Steel, e Thomas Macho.

A prestigiada Agência Magnum Photos colabora neste número, através de seis dos seus fotógrafos, que, em vários lugares do mundo, criaram para a Electra imagens originais sobre a alimentação e a comida: Alex Webb (Boston, EUA), Jacob Aue Sobol (Horslunde, Dinamarca), Cristina de Middel (Cidade do México (México), Gueorgui Pinkhassov (São Petersburgo e Moscovo, Rússia), Martin Parr (Bristol, Reino Unido), e Lindokuhle Sobekwa (Joanesburgo e Thokoza, África do Sul).

Além do dossier dedicado à Comida, esta edição apresenta ainda outros temas de grande interesse. Numa entrevista sobre a sua vida e obra, o reconhecido psicanalista e crítico literário britânico Adam Phillips fala da relação entre estas duas disciplinas. O consagrado fotógrafo espanhol Alberto García-Alix apresenta um trabalho inédito realizado a partir de uma residência artística feita no Museu do Prado, em Madrid. No centenário do nascimento de Clarice Lispector, publica-se um ensaio da autoria de Ricardo Domeneck, que desvenda uma face pouco conhecida desta grande escritora brasileira de origem ucraniana: a da sua relação com a política. Em tempos de pandemia, a arquitecta Daniela Arnaut, escreve um ensaio sobre a relação histórica entre o Hospital e a Cidade, e Afonso Dias Ramos comenta quatro livros que pensam a covid-19 e aquilo que mudou e vai continuar a mudar no mundo.

Nesta Electra 13, o artista visual e escritor sueco Henning Lundkvist faz uma estranha e surpreendente ligação entre duas cidades tão distantes e tão diferentes: Copenhaga e Cabul; Anabela Becho, curadora e investigadora na área da moda, aborda a vida e obra da coutourière francesa Madame Grès, que deu um contributo fundamental à alta-costura parisiense; Nathalie Quintane e Olivia Rosenthal, dois nomes destacados do campo literário e artístico, em França, fazem uma leitura de uma citação de Virginia Woolf; e o escritor Mário de Carvalho fala-nos da palavra «resiliência».

A Comida
A Comida
O restaurante parisiense ou a origem do restaurante
O restaurante parisiense ou a origem do restaurante
Carlos Alberto Dória: É muito mais difícil ser um expert em Bach do que em cozinha
Carlos Alberto Dória: É muito mais difícil ser um expert em Bach do que em cozinha
Alimentação: passado e presente
Alimentação: passado e presente
O papel do chef
O papel do chef
A forma como me alimento é imoral?
A forma como me alimento é imoral?
Sitopia: reconstruir as nossas vidas através da comida
Sitopia: reconstruir as nossas vidas através da comida
A crítica metabólica de Pasolini
A crítica metabólica de Pasolini
O Hospital e a Cidade: Uma nova ordem?
O Hospital e a Cidade: Uma nova ordem?
Clarice Lispector e o fim do mundo
Clarice Lispector e o fim do mundo
Grès: do vestido enquanto (auto)retrato
Grès: do vestido enquanto (auto)retrato
Kharabat, Kopenhaga
Kharabat, Kopenhaga
Adam Phillips: Toda a literatura é mudança
Adam Phillips: Toda a literatura é mudança
Fantasia no Prado
Fantasia no Prado
«O baixo custo do papel para escrever é, evidentemente, a razão pela qual as mulheres tiveram êxito como escritoras antes de terem tido êxito nas outras profissões.»*
«O baixo custo do papel para escrever é, evidentemente, a razão pela qual as mulheres tiveram êxito como escritoras antes de terem tido êxito nas outras profissões.»*
Escrever e passar com a esfregona
Escrever e passar com a esfregona
Dinheiro de brincar
Dinheiro de brincar
Ensaio e pandemia: ficções do interlúdio
Ensaio e pandemia: ficções do interlúdio