Esta entrevista a Philippe Descola foi feita em Maio de 2023, por altura de uma conferência que este antropólogo francês, professor no Collège de France, pronunciou na Culturgest, em Lisboa. O tema da conferência retomava o título de um livro monumental publicado há dois anos: Les Formes du visible. A figuração, a produção de imagens, é uma operação comum a todos os humanos, ensina-nos Descola nesse livro, que é uma longa e fantástica viagem através das diversas maneiras de «fazer mundo», isto é, de representar a pluralidade de configurações do mundo, próprias das diferentes culturas. Uma antropologia das imagens já tinha estado na base de uma exposição muito singular, com um carácter de tese muito forte, que Descola concebeu para o Museu do Quai Branly, um museu de etnografia, em 2010. Chamou-se essa exposição La Fabrique des images.
Com este extenso estudo das tradições e dos estilos iconográficos, Philippe Descola prossegue uma tarefa de grande alcance teórico, iniciada com Par-delà nature et culture, um livro de 2005 que colocou Descola num lugar cimeiro, a nível mundial, no campo científico da Antropologia. Essa tarefa consistiu em desfazer o dualismo natureza e cultura que aloja o nosso etnocentrismo. O trabalho de investigação do etnólogo Philippe Descola na Amazónia resultou numa tese que iria marcar profundamente o campo disciplinar da Antropologia: a oposição entre natureza e cultura está longe de ser universal, é apenas a «nossa» maneira, enraizada na nossa tradição metafísica, de objectivar a realidade. Mas não a de outras culturas. Descola desdobrou então «antropologia da cultura» numa «antropologia da natureza».
Recentemente, Philippe Descola entrou no espaço público mediático por razões estranhas à sua ciência: apoiou e envolveu-se activamente nalgumas acções do grupo ecologista que dá pelo nome de Les soulèvements de la Terre. Daí a entrar numa lista negra de «eco-terroristas» elaborada pelo Governo de Emmanuel Macron foi um curto passo que escandalizou muita gente do mundo científico e cultural.
Partilhar artigo