A moda contemporânea é vulgar, em sentido estrito: é comum, está em toda a parte e é para toda a gente. Pode encontrar-se despejada em caixotes no Aldi ou arrumada entre packs-poupança de areia para gatos e águas-de-colónia de marca branca. Está disponível para entrega no dia seguinte pela Amazon, onde podemos escolher entre uma imitação de um blusão de pêlo grosso da Patagonia ou uma série de tops de ginástica, cada qual descrito com a sua versão do poema em prosa mais monótono do mundo, para ser facilmente pesquisável: camisola de ioga de manga cava sem costuras absorvente. A moda observa-nos enquanto percorremos o feed nos nossos telefones, onde os fornecedores discretamente nos recolhem os dados para avaliarem que peça de roupa vamos querer vestir, antes de a desenharem à nossa medida.
Uma pesquisa recente na Amazon Fashion mostrava-nos «Os Preferidos dos Clientes», artigos com classificações de quatro ou mais estrelas e mais de quinhentas avaliações. Os artigos mais comprados na categoria de roupa feminina incluíam leggings pretas, um tipo de body cintado, uma camisola com capuz que é também uma manta e Crocs de duas cores. Na categoria de roupa masculina, os artigos em destaque eram umas cuecas pretas Calvin Klein, também várias Crocs, múltiplas versões de chinelos parecidos com Crocs se os Crocs fossem macios e não tivessem buracos, e uma enorme quantidade de t-shirts pretas. Percorrendo a página, perguntei-me, como o filhote do pássaro perdido em Are You My Mother?: isto é moda?
Já na Shein, a empresa de fast fashion com a fatia de mercado que mais cresce em todo o mundo, encontrei algo em todos os estilos possíveis: um blusão de penas minúsculo com ursinhos de peluche, modelado por uma criança sorridente; vestidos de malha desbotados a partir de uma libra, calças de cabedal de cintura subida feitas de poliuretano, um tote bag com o desenho de um coração suficientemente diferente do logótipo da Comme des Garçons, mas suficientemente semelhante para identificar o estilo irreverente da marca.
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