Portfolio
Dean Monogenis: Antediluvian Structures
Dean Monogenis

Neste portfólio, que destinou a Electra, o artista americano Dean Monogenis imagina o mundo antes de um novo dilúvio. Tendo colaborado no New York Times e na Wired, Monogenis pensa o portfólio como uma pintura ou uma escultura. Neste seu trabalho, o espaço é um tempo que se torna espaço. Nele, a imaginação é construção, a utopia é realidade, o passado é futuro.

A ideia de que a história se repete poderá ser um aforismo admonitório. Ultimamente tenho-me perguntado se será um facto. Antediluviano, como o nome indica, remete para aquilo que aconteceu antes do dilúvio bíblico. Logo, tudo o que for antediluviano é antigo. Mas — e se o dilúvio ainda estiver para acontecer? E se estivermos hoje a viver como antediluvianos? Isso tornaria o mundo em que vivemos simultaneamente contemporâneo e antigo. Esta dualidade complexa coloca-nos num dilema ontológico, senão mesmo cronológico. Em certa medida, isto poderá explicar a ansiedade que sentimos enquanto cidadãos do mundo. Observando, apreensivos, à medida que edifícios se erguem à beira de água, em crescente velocidade e altura.

Estes desenhos são uma exploração de estruturas no contexto da sua impermanência. Em parte, é um exame à agência dessas estruturas tendo em conta o seu resultado potencial. Tinha vontade de explorar esta ideia, deixando que uma janela se abrisse sobre o meu processo criativo. Este portfólio no seu todo é uma obra em si mesma, muito semelhante a um quadro ou a uma escultura, e todas as imagens nele contidas relacionam-se umas com as outras, formando uma topologia dinâmica.