Electra: uma revista internacional de pensamento, de crítica e de reflexão editada pela Fundação EDP

Com lançamento marcado para março de 2018, a Electra é uma revista internacional, publicada pela Fundação EDP, que privilegia a crítica e a reflexão cultural, social e política da actualidade. 

Pessoa a folhear a Electra 1

Electra 1

Março 2018

A revista tem periodicidade trimestral e é editada em português e em inglês. 

Contando com a colaboração de autores portugueses e estrangeiros − figuras relevantes do pensamento, das letras, das artes − a revista tem como diretor José Manuel dos Santos, administrador e diretor cultural da Fundação EDP, e como editor António Guerreiro, jornalista, crítico e ensaísta. O projeto gráfico é da autoria do designer João M. Machado.

«Electra  responde a uma necessidade, que é também uma expectativa, da existência de uma revista cultural com ambição e projecção. É uma revista plural nas suas ideias, conteúdos e colaboradores. Electra é uma revista de atualidade que interroga o espírito do tempo, as tendências, as ideias, as imagens, as mitologias que configuram e fazem mover a nossa época. Mas não é uma revista académica, nem especializada, em técnica. E não corre atrás do que acontece, tendo recuo em relação à imediatez jornalística. Situa-se entre o pensamento desse acontecer e o acontecer desse pensamento.», descreve José Manuel dos Santos.

A revista tem o preço de capa de 9 euros (15 euros no estrangeiro) e pode ser adquirida em vários pontos de venda em todo o país, bem como online através da Monadebooks e na loja do MAAT. 

Este projeto inscreve-se na ampla actividade cultural da Fundação EDP que é, em simultâneo, um dos mais relevantes mecenas das artes e um dos principais agentes de produção cultural em Portugal.