Yves Citton em Lisboa
Yves Citton estará em Lisboa, para participar na conferência “Coincidências: Movimentos de Atenção”, na Culturgest, dia 28 de Maio às 19h00.
René Bertholo, Sem título, 1964 © Fotografia: José Manuel Costa Alves / Museu Calouste Gulbenkian, Coleção de Arte Moderna, Lisboa
O escritor francês Yves Citton estará em Lisboa, para participar na conferência “Coincidências: Movimentos de Atenção”, que se realiza na Culturgest (Fundação Caixa Geral de Depósitos), dia 28 de Maio às 19h00.
Yves Citton é professor de literatura e media na Universidade de Paris, co-dirige a revista Multitudes e animou uma emissão mensal chamada Zazirocratie, numa estação de rádio de Grenoble. Publicou mais de uma dezena de livros, tendo co-editado, em 2024, Politics of Curiosity. Alternatives to the Attention Economy.
Com a Electra, colaborou no dossier de diversos números, com artigos dedicados a temas como jornalismo e media, o dinheiro, a velocidade, o estado da democracia e, mais recentemente, a atenção.
A conferência na Culturgest realiza-se no âmbito do programa Cadências, Movimentos da Atenção nas Artes e Quotidiano, que decorre nos dias 28, 29 e 30 de maio, na Universidade NOVA de Lisboa, organizado pelo Instituto de Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa.
Mais informações aqui.
A propósito do tema central da edição 29 da revista Electra, “O corpo”, realiza-se na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, no seu auditório, uma conversa que irá decorrer na próxima quarta-feira, 24 de Setembro, às 18h.
Daniel Blaufuks, autor do “Livro de Horas” da Electra 29, apresenta o projecto Japanese Journals no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025.
A Electra participa na Feira do Livro do Porto, que decorre de 22 de Agosto a 7 de Setembro.
Uma iniciativa do Institut Français du Portugal, que este ano explorará o tema Poder de Agir – Em busca de um novo horizonte de universalidade, no dia 25 de Junho, das 18h às 24h, no Teatro São Luiz, em Lisboa.